Segurança Do Transplante De Células Tronco Do Sangue Do Cordão Umbilical No Tratamento De Doenças Neurológicas.

Para investigar a segurança do uso do sangue do cordão umbilical no tratamentos de doenças neurológicas como paralisia cerebral (de diferentes origens), autismo, etc., pesquisadores da Universidade de Siney(Austrália), associados a outros da Universidade de Toronto no Canadá, analisaram os estudos desenvolvidos para essa condições neurológicas e seus resultados.

A infusão de sangue do cordão umbilical (SCU) está sendo investigada como tratamento para uma série de condições neurológicas, principalmente por causa de seus potentes efeitos imunomoduladores mediados por sinalização parácrina. Embora a pesquisa inicial tenha utilizado principalmente SCU autólogo, amostras alogênicas de um irmão ou doador não aparentado tornaram-se mais comuns. Com o uso do SCU alogênico, surgiram dúvidas em torno da necessidade de correspondência do antígeno leucocitário humano (HLA), regimes preparatórios e drogas imunossupressoras. Para investigar a segurança do SCU alogênico para o tratamento de condições neurológicas e o impacto da incompatibilidade de HLA e imunossupressão, os autores realizaram uma revisão sistemática da segurança da infusão de SCU alogênico para condições neurológicas.

Os autores identificaram 10 estudos usando SCU alogênico para tratar transtorno do espectro autista, paralisia cerebral, acidente vascular cerebral, lesão cerebral traumática e várias outras condições. Um total de 361 participantes (com pelo menos 442 infusões de SCU) receberam uma variedade de unidades alogênicas HLA-combinadas/não tipadas e doses de células, com a maioria não administrando imunossupressão pós-infusão. Não foram relatados eventos adversos sérios relacionados à infusão alogênica de SCU, nem complicações potenciais posteriores, como doença do enxerto contra o hospedeiro ou formação de teratoma. Embora a variabilidade entre os estudos seja alta, os dados disponíveis não identificam preocupações de segurança com a infusão alogênica de SCU para o tratamento de condições neurológicas, mesmo com correspondência de HLA variável ou sem imunossupressão.

O artigo integral está disponível em https://www.isct-cytotherapy.org/action/showPdf?pii=S1465-3249%2821%2900715-5

Madison C.B. Paton  e col. Safety of allogeneic umbilical cord blood infusions for the treatment of neurological conditions: a systematic review of clinical studiesCytotherapy  2022.Jan;24(1):2-9.