Segurança de infusões de sangue do cordão umbilical alogênico para o tratamento de condições neurológicas: uma revisão sistemática de estudos clínicos.

Em artigo científico de revisão, publicado em agosto de 2021, na revista Cytotherapy1, os autores verificaram a segurança da infusão do sangue do cordão umbilical e placentário (SCUP) para diferentes condições neurológicas, com o uso do SCUP de doadores (alogênico).

O Sangue do Cordão Umbilical contém uma mistura de células-tronco hematopoéticas e células progenitoras, bem como células que regulam o ambiente neuroinflamatório e tornam uma opção para o tratamento de condições neurológicas. Dessa forma, a infusão do sangue do cordão umbilical permite a modulação imunológica e a liberação de substâncias que permitem a sobrevivência celular nos tecidos danificados.

Embora a maioria das pesquisas tenha utilizado, principalmente, o sangue do cordão umbilical da própria pessoa (autólogo), amostras alogênicas de um irmão ou doadores não relacionados começaram a ser estudados, para permitir que aqueles que não possuem seu SCUP armazenado, possam ser beneficiados dessa terapia.

Os autores analisaram 10 estudos usando SCUP alogênico para tratar transtorno do espectro do autista, paralisia cerebral, acidente vascular cerebral, lesão cerebral traumática em um total de 361 participantes. Não houve eventos adversos graves relatados ou relacionados à infusão de SCUP alogênico, nem complicações potenciais posteriores, como doença do enxerto contra hospedeiro (DECH) ou formação de teratomas.

Embora a variabilidade entre os estudos seja alta, os dados disponíveis mostraram a segurança da infusão de SCUP alogênico para o tratamento de condições neurológicas, mesmo com menor compatibilidade.

As infusões alogênicas de SCUP para o tratamento de condições neurológicas foram consideradas seguras e não estão associadas a toxicidades infusionais significativas ou relatos de DECH ou desenvolvimento de tumores. Esses resultados podem permitir mais flexibilidade na aplicação do SCUP alogênico em doenças neurológicas.

Para saber mais:

Paton, MCB e col. Safety of allogeneic umbilical cord blood infusions for the treatment of neurological conditions: a systematic review of clinical studies. Cytotherapy.
2021 Aug 9;S1465-3249(21)00715-5. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34384698/