RIO DE JANEIRO , 24 de agosto de 2021
A Cryopraxis, atualmente responsável pelo congelamento, processamento e armazenamento de amostras de células-tronco do sangue de cordão umbilical e placentário de 40 mil clientes, ocupando a liderança absoluta do segmento no Brasil, fechou parceria com Reaw Produções Cinematográficas e Eventos, a maior plataforma nacional de streaming voltada exclusivamente para o público feminino. O acordo prevê condições comerciais especiais para a contratação dos serviços da Cryopraxis por funcionários, colaboradores e assinantes da Reaw.
– “A busca por parceiros corporativos é uma das estratégias comerciais da Cryopraxis para expandir o alcance dos benefícios das terapias que utilizam as células-tronco. Unir a nossa marca a um serviço inovador de uma plataforma que apresenta temas para todas as áreas da vida da mulher, mas com o objetivo, sobretudo, de promover seu autoconhecimento e evolução, é uma grande honra” – destaca Eduardo Cruz , sócio e fundador da Cryopraxis.
– “Estamos felizes em anunciar essa parceria entre Reaw e Cryopraxis, pois reforça a importância em oferecer às mulheres um cuidado a mais. Hoje em dia, elas querem e esperam das empresas mais do que um bom relacionamento. Acolhimento e reconhecimento são diferenciais percebidos por elas. Empresas que prestam atenção nesses detalhes saem na frente” – afirma Renata Alarcon , fundadora da Reaw.
A Cryopraxis é acreditada pela American Association of Blood Banks (AABB), a Associação Americana de Bancos de Sangue – o que garante o cumprimento de rígidas normas de âmbito internacional e permite que todos os seus clientes usem o material armazenado na em qualquer outro centro de terapia celular do mundo.
Já a Reaw é uma plataforma de streaming com valor fixo mensal de assinatura que permite às mulheres terem acesso a mais de 30 novos vídeos por semana para serem assistidos por aplicativo, pelo site ou em uma televisão smart. Com uma rede própria de especialistas, além dos conteúdos diários, a Reaw oferece aulas, cursos, palestras e mentorias coletivas semanalmente. O propósito da Reaw é acolher, promover o desenvolvimento pessoal e profissional da mulher, colocá-la como prioridade e ajudá-la a realizar seus sonhos
RIO DE JANEIRO, 3 de agosto de 2021
A Cryopraxis, atualmente responsável pelo congelamento, processamento e armazenamento de amostras de células-tronco do sangue de cordão umbilical e placentário de 40 mil clientes, ocupando a liderança absoluta do segmento no Brasil, fechou parceria com a Clínica de Neuroreabilitação Infantil Follow Kids, clínica multidisciplinar, pioneira no método de terapia intensiva neurológica Protocolo Pediasuit, que melhora a independência, o equilíbrio e as habilidades motoras, cognitivas e sociais de crianças há 18 anos no país.
A parceria prevê condições comerciais especiais para a contratação dos serviços da Cryopraxis por pacientes, funcionários, colaboradores, associados e seus dependentes da Follow Kids. A Cryopraxis é acreditada pela American Association of Blood Banks (AABB), a Associação Americana de Bancos de Sangue ? o que garante o cumprimento de rígidas normas de âmbito internacional e permite que todos os seus clientes usem o material armazenado na em qualquer outro centro de terapia celular do mundo.
– A busca de parceiros corporativos é uma da Cryopraxis e permite que nossos serviços alcancem um número cada vez maior de pessoas que realmente acreditam nos benefícios das terapias que utilizam as células-tronco. Esta parceria nos orgulha muito, sobretudo pela relevância do tipo de atendimento prestado pela Follow Kids ? destaca Eduardo Cruz, sócio e fundador da Cryopraxis.
Atuando no Rio de Janeiro desde 2009, a equipe de cerca de 100 terapeutas da Follow Kids utiliza os melhores métodos e materiais para uma série de tratamentos, planejados e eficazes, por meio de ferramentas lúdicas e divertidas. São 5 unidades ? na Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Vargem Grande, na cidade do Rio, e ainda em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, totalizando 66 espaços terapêuticos para atendimentos simultâneos.
– Acreditamos muito na parceria Cryopraxis e Follow Kids. A tecnologia em Saúde, os avanços da Medicina e toda Ciência agregada nesse procedimento, considerado um patrimônio pessoal, permitem que a célula-tronco do sangue do cordão umbilical e placentário ofereça tratamentos a diversas doenças sérias no Brasil e no mundo. Por isso, esperamos também que no futuro a coleta e o armazenamento desse material farão toda a diferença na Neuroreabilitação Infantil, na Neuroplasticidade e no desenvolvimento das nossas crianças ? observou Marcela de Oliveira Araújo, Diretora, Sócia e Fundadora da Follow Kids.
RIO DE JANEIRO, 26 de setembro de 2019
Em palestra realizada durante o 19º Congresso de Ginecologia Endócrina e Reprodução Humana, organizado pela Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro, o CEO da Cryopraxis, Eduardo Cruz, destacou a relevância da Medicina Regenerativa e o avanço dos Produtos de Terapia Avançada, recém-definidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) como produtos biológicos obtidos através de células e tecidos humanos submetidos a um processo de fabricação. Somente no ano passado, essa indústria movimentou mais de U$ 8 bilhões e já é uma realidade ao redor do mundo há pelo menos duas décadas.
Segundo Eduardo Cruz, uma das maiores complicações do Parkinson é quando o paciente não mais apresenta resposta aos esquemas medicamentosos. Uma alternativa nesses casos é o uso dos “chips” que restabelecem o controle de neurônios no cérebro e podem aliviar sintomas por mais tempo. Estudo publicado na American Journal of Clinical and Experimental Immunology mostrou o resultado da aplicação de formulação de células-tronco do cordão umbilical em 30 pacientes em quadro de Atrofia de Múltiplos Sistemas. Os resultados são bastante animadores.
A terapia conhecida como CAR-T Cells, validada pelo FDA em 2017, trouxe inúmeras possibilidades para tratamentos oncológicos. Linhagens celulares contra alvos específicos e moldadas em laboratórios CAR-T atacam o tumor. De acordo com o executivo da Cryopraxis, o custo por pessoa tratada chega a U$ 475 mil para Leucemia Linfoide Aguda (LLA) Refratária.
Eduardo Cruz, CEO da Cryopraxis, explicou ainda que CAR-T podem ser obtidas de células T de indivíduos adultos, mas estudos recentes têm demonstrado que essas células T “adultas” poderão ser substituídas por células T do sangue de cordão umbilical com vantagens: “As células T maduras modificadas por CAR frequentemente se diferenciam rapidamente em células efetoras de vida curta que exibem atividade antitumoral limitada in vivo”. Os autores afirmam que células-tronco do cordão umbilical modificadas por CAR fornecerão um suprimento duradouro de células CAR-T mediando atividade antitumoral por mais tempo. As células CD34 + derivadas do sangue do cordão umbilical enriquecidas com HSC foram geneticamente modificadas para expressar o antígeno CD19 direcionado para CAR (CAR19) amplamente expresso em neoplasias de células B.
Cryopraxis é membro da American Association of Blood Banks e é o maior banco de armazenamento de células-tronco do sangue do cordão umbilical e placentário do país.
A Cryopraxis, o maior centro de processamento celular dedicado a coleta e ao armazenamento de sangue de cordão umbilical e placentário no país, através da subsidiária CellPraxis, incentiva grande política de inovação no setor de Biotecnologia há duas décadas
Em todo o mundo, diversos Produtos de Terapias Avançadas – biológicos com fins terapêuticos, obtidos a partir de células e tecidos humanos que foram submetidos a um processo de fabricação – estão aprovados e sendo comercializados. Estimativas indicam que o mercado global do setor deve crescer exponencialmente, até 17,4% ao ano, chagando a US$ 9,6 bilhões até 2026, segundo relatório publicado pela Grand View Research. No Brasil, a regulamentação recente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) favorece os investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento na área. A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 338/2020 do órgão criou um ambiente regulatório seguro para a aprovação de produtos dessa natureza.
Dessa maneira, a partir de agora, a Cryopraxis, maior empresa de coleta e armazenamento de sangue de cordão umbilical e placentário do país, através da sua subsidiária CellPraxis, que incentiva uma grande política de inovação no setor de Biotecnologia há duas décadas, irá focar ainda mais esforços nos Produtos de Terapias Avançadas.
– Esses produtos são uma grande promessa terapêutica para enfermidades complexas e sem alternativas médicas disponíveis e ao mesmo tempo um desafio ao desenvolvimento de mecanismos de controle que garantam a sua qualidade, segurança e eficácia – explica Eduardo Cruz, CEO da Cryopraxis.
De acordo com Eduardo Cruz, Cryopraxis e CellPraxis darão continuidade ao desenvolvimento e aplicação de um de seus principais produtos, o PlasmaCord®. A formulação, que reúne em sua composição atividades anti-inflamatórias e imunomoduladoras, obtidas do sangue de cordão umbilical e placentário, está sendo testada inclusive no processo terapêutico da síndrome respiratória aguda grave decorrente da infecção em pacientes com a Covid-19.
– Estamos no limiar da verdadeira realização da terapia celular e da medicina regenerativa no Brasil. Até pouco tempo atrás, não havia um ambiente regulatório adequado, mas a Anvisa inovou e hoje o Brasil é o único país na América Latina com regras claras e definidas. Esse novo ambiente contribui não só para o desenvolvimento de novos Produtos de Terapias Avançadas como coloca a indústria nacional no radar de investidores estrangeiros – afirmou o GM da CellPraxis, Hugo Cabrera.
Atualmente, a Cryopraxis é o maior banco de células-tronco do sangue do cordão umbilical e placentário da América Latina, responsável pelo armazenamento e processamento de mais de 40 mil amostras. Ao longo de sua trajetória de quase 20 anos, a empresa alcançou a liderança absoluta no setor mantendo os principais certificados e creditações internacionais de garantia da qualidade e boas práticas de gestão, entre eles a da Associação Americana de Bancos de Sangue (AABB), que atesta que suas unidades são adequadas para a utilização em centros de transplantes dentro e fora do Brasil.
Fundada em 2008, a CellPraxis Bioengenharia é uma das primeiras empresas a se dedicar a Produtos de Terapias Avançadas no Brasil, atuando na área da Medicina Regenerativa, especialmente em doenças para as quais as alternativas de tratamentos são inexistentes ou não se apresentem eficazes. A Cellpraxis faz parte do Grupo Axis Biotec, que possui ampla experiência em Pesquisa e Desenvolvimento e em tradução de pesquisas científicas em opções terapêuticas seguras e comercialmente viáveis.
RIO DE JANEIRO, 31 de agosto de 2021
A Cryopraxis, primeiro e maior banco de armazenamento de células-tronco do cordão umbilical e placentário do país, passará a oferecer a seus clientes a mais completa triagem neonatal genética, conhecida como Teste da Bochechinha. O exame, que investiga mais de 340 doenças raras, silenciosas e tratáveis que podem se manifestar na infância, mas todas com tratamento já disponíveis, será realizado em parceria com a Mendelics, primeiro e maior laboratório brasileiro especializado em diagnósticos genéticos por meio de Sequenciamento de Nova Geração. A novidade complementa e amplia o tradicional teste do pezinho, podendo ser feita a partir do primeiro dia de vida do bebê e ajudando a esclarecer alterações detectadas por ele e até a sugerir um diagnóstico.
No Sequenciamento de Nova Geração, o mais moderno método de genética, a amostra do bebê é analisada rastreando simultaneamente várias regiões do genoma para identificar as patologias. A análise feita direta no DNA identifica o risco da doença antes mesmo de qualquer sinal clínico ou sintoma.
Para Eduardo Cruz, sócio da Cryopraxis, o novo serviço oferecido pela empresa vem ao encontro da missão que norteia o Grupo Axis Biotec, composto também por Silvestre Labs, Cellpraxis e PharmaPraxis, há quase três décadas: traduzir pesquisas em produtos inovadores e comercialmente viáveis, para melhorar e prolongar a vida humana.
– Sabemos que a demora no diagnóstico de uma doença rara afeta o início do tratamento, impactando a qualidade de vida da criança e de toda sua família. Por isso, trazemos o que há de mais moderno e seguro para proporcionar um diagnóstico precoce, que se for acompanhado de tratamento imediato e direcionado, pode reduzir ou impedir as sequelas e até mesmo o óbito precoce – afirma Eduardo Cruz.
– O Teste da Bochechinha pode mudar completamente a história de uma criança: desde prevenir doenças gravíssimas a encontrar tratamento, aumentar a qualidade e a expectativa de vida. A demora de poucas semanas em determinados diagnósticos, por exemplo, pode significar um dano imenso e irreversível – explica David Schlesinger, médico neurologista, geneticista e CEO da Mendelics
O teste da bochechinha abrange doenças de diversas especialidades médicas, incluindo grupos de doenças neurológicas, pulmonares, hematológicas, renais, endócrinas e imunológicas.
O diagnóstico e monitoramento precoce das manifestações clínicas garante um tratamento mais eficiente e os tratamentos incluem acompanhamento multidisciplinar (médicos geneticistas e médicos de outras especialidades, psicoterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicologistas), uso de medicações específicas, dieta restritiva, evitar situações de risco, mudanças no estilo de vida, entre outros.
A coleta pode ser realizada no dia do nascimento do bebê ou em casa, de maneira rápida e indolor sem limite de idade. Os laudos do teste da bochechinha têm linguagem simples e direta, permitindo que pacientes e médicos de todas as especialidades possam compreender os resultados.
– Desde a sua concepção, a Cryopraxis incentiva uma grande política de inovação, prezando pela pesquisa e desenvolvimento em Biotecnologia. Agora, mais uma vez, saímos na frente, fomentando a Ciência, através de um esforço conjunto entre nossos profissionais e parceiros – garante Simone Cruz, sócia da Cryopraxis.
A Cryopraxis é atualmente responsável pelo congelamento, processamento e armazenamento de amostras de mais de 40 mil clientes, ocupando a liderança absoluta do segmento. A empresa ainda é acreditada internacionalmente pela Associação Americana de Bancos de Sangue (AABB), o que atesta que suas unidades são adequadas para a utilização em centros de transplantes dentro e fora do Brasil.
O Mendelics, além de ser a pioneira e líder em Sequenciamento de Nova Geração na América Latina, é o único laboratório de base genômica latino americano a obter as acreditações do Colégio Americano de Patologistas (CAP). A empresa recebeu o prêmio do Instituto Tecnológico de Massachusetts (
MIT) nos Estados Unidos com o Abracadabra, uma plataforma desenvolvida internamente para analisar os resultados do sequenciamento das amostras dos pacientes. Com o uso de inteligência artificial, a tecnologia analisa as variantes genéticas encontradas e as categoriza de acordo com a relevância clínica.
Published: Mar 04, 2019
The story of Janaína, now Technical Director of Cryopraxis, is an example of how a Brazilian company invests and believes in science, technology and human resources development.
Janaína was born in one of the poorest neighborhoods of Rio de Janeiro. But she has a life trajectory that could be an example for young scientists: curious since she was little, she believed that only from a lot of study one could learn and understand the world. A student in the public schools of Rio de Janeiro, from primary school to doctorate, she always sought complementary learning.
In high school, when it came time to pick a career, she heard from a teacher what being a scientist meant, and planned to be a chemist. Then, on a cell biology lecture, she decided to combine chemistry with biology and transitioned to Pharmacy School. Janaína sought an internship in the Laboratory of Bone Marrow Processing at university, and later became successful as a processing technician. There, her passion for regenerative medicine began. It was time to get her master’s degree.
“It was then that we met her, and Janaína was soon put into our practice as Production Manager at Cryopraxis in cell therapy and regenerative medicine,” adds Simone Cruz, Vice President of Cryopraxis.
Over 16 years of hard work and partnership, Janaína successfully managed her work at Cryopraxis, where she grew professionally and academically.
Janaína is now a PhD and has since taken over as Technical Director of the Company. She now manages a large team of professionals from different areas, working on different lines of research with stem cells.
“Janaína never stopped studying, after becoming involved in several of our lines of research. And she wanted the doctorate. And she did it,” completes Simone Cruz.
Dr. Janaína Machado is the newest PhD of Cryopraxis. This title brings with it not only knowledge, but also a personal achievement of someone who has always worked with effort and dedication towards her dreams.
Cryopraxis Criobiologia Ltd owns the first and largest cord blood bank in Brazil. Cryopraxis is AABB Accredited. More information can be found on www.cryopraxis.com.br
RIO DE JANEIRO, 24 de maio de 2021
O ReAct®, primeiro produto da Cellpraxis, uma formulação celular específica que visa melhorar a condição clínica e funcional de pacientes em tratamento de angina refratária, doença crônica e incapacitante que atinge milhares de pessoas no mundo, teve sua patente concedida no Brasil pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) – órgão do governo federal ligado ao Ministério da Economia. A patente, sob o título “Uso de células de linhagem monocitária enriquecidas para tratar isquemia e para tratar angina pectoris”, foi concedida, até março de 2031, a Cryopraxis/Cellpraxis, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a University of South Florida (USF).
Para Eduardo Cruz, sócio e fundador do Grupo Axis Biotec, composto pelas empresas Cryopraxis, Cellpraxis, Pharmapraxis e Silvestre Labs, o ReACT segue a missão do Grupo: transformar pesquisas em produtos e serviços inovadores e comercialmente viáveis.
“O ReAct® é uma formulação ceular específica que deve ser infundida no miocárdio isquêmico, promovendo a neoangiogênese e a consequente reperfusão miocárdica. Nos pacientes tratados com o produto, pudemos constatar uma melhora clínica e funcional significativa, impactando positivamente a qualidade de vida e reduzindo os custos médicos” explica Eduardo Cruz.
O ReAct®, que já tem patentes em países da Europa, como a Rússia, nos Estados Unidos e no Japão, foi testado clinicamente no Brasil com critérios de inclusão padronizados, credenciamento e educação médica continuada, além de estar em concordância com as Boas Práticas Clínicas (BPC). O produto é resultado da conclusão do estudo clínico fase II com células-tronco de medula óssea autóloga, feito em conjunto pela Cellpraxis, Cryopraxis, Unifesp e USF, e já foi apresentado no V International Symposium of New Abilities in Cardiac Surgery e também no Congresso Internacional de Insuficiência Coronariana como exemplo do dinamismo do Brasil em pesquisas que envolvem Biotecnologia.
– A Cellpraxis foi criada, em 2008, como uma empresa de Bioengenharia para desenvolver produtos inovadores nas áreas de Medicina Regenerativa e Terapia Celular, especialmente para doenças para as quais as alternativas de tratamentos eram inexistentes ou não se apresentavam viáveis ou eficazes.
“Investimos então nas pesquisas com o ReAct indo ao encontro com o DNA de todos os nossos negócios” destaca Simone Cruz, sócia do Grupo Axis Biotec.
RIO DE JANEIRO, 7 de maio de 2019
Cryopraxis, o maior banco de células-tronco do sangue do cordão umbilical e placentário do país, não foca sua atuação tão somente nas áreas da biotecnologia, ciência e saúde. A empresa, localizada no Polo de Biotecnologia do Rio de Janeiro e que é responsável pelo processamento e armazenamento de células-tronco de mais de 40 mil clientes, possui como compromisso corporativo também a responsabilidade social, atuando em programas que gerem benefícios para a qualidade de vida para a comunidade. Uma dessas ações fomenta ensino e educação para crianças e jovens de escolas públicas.
De acordo com o casal de sócios da Cryopraxis, Luiz Eduardo e Simone Cruz, o projeto em questão acontece em parceria com o Colégio Batista Shepard, na Tijuca, Zona Norte do Rio. A unidade abriu vagas para alunos da vizinha Escola Municipal Barão de Itacuruçá pudessem estudar no Batista com bolsa de 100%. A Cryopraxis, por sua vez, possibilitou a compra dos livros exigidos para o ano letivo e também doou uma quantia em dinheiro para compra do restante do material escolar dos estudantes selecionados.
“Temos quase 20 anos de trajetória de uma grande política de inovação no Brasil, investindo no que há de mais avançado em ciência e tecnologia para oferecer o melhor em coleta e armazenamento, tendo como resultado pesquisas para a melhoria da vida humana, além da geração de empregos e a capacitação de profissionais. Mas não deixamos de valorizar ações que tragam bem-estar para a nossa sociedade e incentivar a boa formação desses meninos nos enche de orgulho” destaca o casal de sócios da Cryopraxis, Luiz Eduardo e Simone Cruz.
Estamos estendendo a possibilidade do conhecimento para aqueles que estão ao nosso redor. Sabemos que não podemos transformar o planeta mas, sabemos que se fizermos algo para quem está perto de nós, acabamos criando um efeito cascata positivo ? completa a coordenadora do 2º segmento do Colégio Batista Shepard, professora Raquel Mazzaro.
Cryopraxis é o maior banco de células-tronco do sangue do cordão umbilical e placentário do país. Localizada no Polo de Biotecnologia do Rio de Janeiro, a Cryopraxis é responsável pelo processamento e armazenamento de células-tronco de mais de 40 mil clientes.
RIO DE JANEIRO, 26 de fevereiro de 2019
Você sabia que a folha do tabaco pode ser utilizada na indústria da biotecnologia? É isso que está sendo preparado dentro de um laboratório que está em construção na cidade do Rio de Janeiro. Tal iniciativa conta com o apoio de algumas instituições e empresas. Uma delas é a Cryopraxis.
“Durante a nossa trajetória, tivemos como resultado uma grande política de inovação no Brasil, investindo no que há de mais avançado em ciência e tecnologia para oferecer o melhor em coleta e armazenamento. Agora, desenvolvemos esse trabalho com a finalidade de produzir medicamentos biológicos para o tratamento de doenças raras. Acreditamos que ele virá a ser mais um passo na construção dessa história de fomento e perpetuação que sempre valorizamos” – orgulham-se os sócios da Cryopraxis.
De acordo com Simone Cruz, o projeto em questão se dá através da joint venture PlantPraxis, estabelecida entre a PharmaPraxis e a canadense PlantForm, e produzirá a versão biossimilar do anticorpo monoclonal adalimumabe (Humira), um biofármaco usado para doenças inflamatórias autoimunes como a doença de Chron e a artrite reumatóide. A pesquisa trará para o Brasil conhecimentos através de transferência de tecnologia e também a implantação de uma fábrica que utilizará as folhas do tabaco como verdadeiras usinas altamente eficientes na produção de medicamentos biológicos e em particular para doenças raras.
“A tecnologia de produção de medicamentos em vegetais é algo novo mas que já foi provado eficiente e seguro. Já existem, por exemplo, vacinas sendo produzidas em tabaco através da engenharia genética. Temos a certeza de que esse projeto está em linha com outros projetos também patrocinados pela Cryopraxis, pois assim como existem medicamentos biológicos para tratar doenças raras, também existem pesquisas de uso de células tronco com esse objetivo. Ou seja, existe complementariedade nesse setor – explica Eduardo Cruz, um dos sócios da Cryopraxis.
A Cryopraxis é o primeiro centro de processamento celular dedicado a coleta e armazenamento de células tronco proveniente do sangue de cordão umbilical. Atuando desde de 2001, ocupa a liderança absoluta de seu segmento. Ao todo, foram armazenadas mais de 90 mil unidades de sangue de cordão umbilical, de acordo com dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) até 2013 no país. Sozinha, a Cryopraxis chegou em 2015 com aproximadamente 40 mil amostras.
19 nov. 2020 – 18h31
A Cryopraxis, através da subsidiária CellPraxis, iniciou o ensaio clínico para uso do PlasmaCord® em pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva com o novo coronavírus. O objetivo é testar o Produto de Terapia Avançada (PTA) derivado do plasma do sangue de cordão umbilical quanto a sua composição e atividades anti-inflamatórias e imunomoduladoras, analisando a tolerabilidade e eficácia no processo terapêutico da síndrome respiratória aguda grave decorrentes da infecção da Covid-19.
O estudo foi aprovado pelo Sistema CEP/Conep e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Inicialmente a pesquisa será feita com dez pacientes graves internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. Eles receberão uma dose única de 25 mL de PlasmaCord®, administrado de forma intravenosa.
“Nesse ensaio clínico, todos os nossos esforços estão voltados para melhorar e prolongar a vida dos pacientes com quadro grave da Covid-19”, afirma Eduardo Cruz, sócio da Cryopraxis.
O grupo será acompanhado criteriosamente pelas equipes médicas e multiprofissionais, que irão monitorar a evolução de cada caso com exames laboratoriais e de imagens que serão feitos regularmente durante o período de internação hospitalar.
“A pandemia do coronavírus abriu a todo vapor o motor de Pesquisa & Desenvolvimento em Biotecnologia. Vários candidatos a vacina e tratamentos em potencial foram colocados em desenvolvimento em todo o mundo”, explica Hugo Cabrera, consultor de negócios da CellPraxis.
Atualmente, a Cryopraxis é o maior banco de células-tronco do sangue do cordão umbilical e placentário da América Latina, responsável pelo armazenamento e processamento de mais de 40 mil amostras. Ao longo de sua trajetória de quase 20 anos, a empresa alcançou a liderança absoluta no setor mantendo os principais certificados e creditações internacionais de garantia da qualidade e boas práticas de gestão, entre eles a da Associação Americana de Bancos de Sangue (AABB), que atesta que suas unidades são adequadas para a utilização em centros de transplantes dentro e fora do Brasil.
Fundada em 2008, a CellPraxis Bioengenharia é uma das primeiras empresas a se dedicar a Produtos de Terapias Avançadas no Brasil, atuando na área da Medicina Regenerativa, especialmente em doenças para as quais as alternativas de tratamentos são inexistentes ou não se apresentem eficazes. A Cellpraxis faz parte do Grupo Axis Biotec, que possui ampla experiência em Pesquisa e Desenvolvimento e em tradução de pesquisas científicas em opções terapêuticas seguras e comercialmente viáveis.
RIO DE JANEIRO, 9 de novembro de 2018
Durante a abertura de um evento realizado pelo Instituto Compliance do Rio de Janeiro (ICRio), a gestora de projetos e inovação em saúde e ciência Simone Cruz destacou a importância de seguir protocolos de qualidade e da proteção de dados.
Com o tema “Os 13 Passos para Atender à LGPDR/GDPR”, o evento discutiu a Lei Geral de Proteção de Dados e o Regulamento Geral de Proteção de dados (sigla em inglês). Na abertura, Simone Cruz enfatizou que a Cryopraxis tem investido cada vez mais em compliance e afirmou que o planejamento da empresa é baseado sempre em boas práticas de gestão.
De acordo com Simone Cruz, a Cryopraxis tem projetos de pesquisa e desenvolvimento com dados que devem ser protegidos. Segundo a executiva, a empresa colhe dados de seus clientes que armazenam as células-tronco deles para tratamento em saúde e desenvolvimento da ciência.
A executiva observou que o evento – que integra o calendário de encontros mensais do ICRio – serviu para mostrar a busca pela solidificação dos programas de compliance da Cryopraxis. Tudo isso a partir da troca de experiências com diversos profissionais da área.
Assim como Simone Cruz, da Cryopraxis, o evento do ICRio contou com a presença de outros profissionais respeitados no mercado de compliance, como o advogado Yuri Sahione. Ele é associado-fundador do instituto e destacou que o compliance se desenvolve ainda mais na medida em que boas práticas são compartilhadas como modelo de negócio entre as empresas.
De acordo com Yuri Sahione, que também é membro do conselho deliberativo do ICRio, as boas práticas devem ser disseminadas para que as empresas se desenvolvam, de forma séria e com credibilidade, tanto nacionalmente quanto perante a comunidade internacional.
Com MBA em Finanças e Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Simone Cruz é acionista da Cryopraxis, empresa que possui o maior e pioneiro banco de sangue de cordão umbilical e células-tronco do Brasil. É também acionista da Axis Biotec, empresa que atua no desenvolvimento de produtos oncológicos e plataformas tecnológicas inovadoras para a produção de medicamentos.
A mais completa triagem neonatal genética complementa o exame do pezinho e pode ser feita a partir do primeiro dia de vida do bebê
Rio de Janeiro, 30 de agosto de 2021 – A Cryopraxis, primeiro e maior banco de armazenamento de células-tronco do cordão umbilical e placentário do país, passará a oferecer a seus clientes a mais completa triagem neonatal genética, conhecida como Teste da Bochechinha. O exame, que investiga mais de 340 doenças raras, silenciosas e tratáveis que podem se manifestar na infância, mas todas com tratamento já disponíveis, será realizado em parceria com a Mendelics, primeiro e maior laboratório brasileiro especializado em diagnósticos genéticos por meio de Sequenciamento de Nova Geração. A novidade complementa e amplia o tradicional teste do pezinho, podendo ser feita a partir do primeiro dia de vida do bebê e ajudando a esclarecer alterações detectadas por ele e até a sugerir um diagnóstico.
No Sequenciamento de Nova Geração, o mais moderno método de genética, a amostra do bebê é analisada rastreando simultaneamente várias regiões do genoma para identificar as patologias. A análise feita direta no DNA identifica o risco da doença antes mesmo de qualquer sinal clínico ou sintoma.
Para Eduardo Cruz, sócio da Cryopraxis, o novo serviço oferecido pela empresa vem ao encontro da missão que norteia o Grupo Axis Biotec, composto também por Silvestre Labs, Cellpraxis e PharmaPraxis, há quase três décadas: traduzir pesquisas em produtos inovadores e comercialmente viáveis, para melhorar e prolongar a vida humana.
– Sabemos que a demora no diagnóstico de uma doença rara afeta o início do tratamento, impactando a qualidade de vida da criança e de toda sua família. Por isso, trazemos o que há de mais moderno e seguro para proporcionar um diagnóstico precoce, que se for acompanhado de tratamento imediato e direcionado, pode reduzir ou impedir as sequelas e até mesmo o óbito precoce – afirma Eduardo Cruz.
– O Teste da Bochechinha pode mudar completamente a história de uma criança: desde prevenir doenças gravíssimas a encontrar tratamento, aumentar a qualidade e a expectativa de vida. A demora de poucas semanas em determinados diagnósticos, por exemplo, pode significar um dano imenso e irreversível – explica David Schlesinger, médico neurologista, geneticista e CEO da Mendelics
O teste da bochechinha abrange doenças de diversas especialidades médicas, incluindo grupos de doenças neurológicas, pulmonares, hematológicas, renais, endócrinas e imunológicas. O diagnóstico e monitoramento precoce das manifestações clínicas garante um tratamento mais eficiente e os tratamentos incluem acompanhamento multidisciplinar (médicos geneticistas e médicos de outras especialidades, psicoterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicologistas), uso de medicações específicas, dieta restritiva, evitar situações de risco, mudanças no estilo de vida, entre outros.
A coleta pode ser realizada no dia do nascimento do bebê ou em casa, de maneira rápida e indolor sem limite de idade. Os laudos do teste da bochechinha têm linguagem simples e direta, permitindo que pacientes e médicos de todas as especialidades possam compreender os resultados.
– Desde a sua concepção, a Cryopraxis incentiva uma grande política de inovação, prezando pela pesquisa e desenvolvimento em Biotecnologia. Agora, mais uma vez, saímos na frente, fomentando a Ciência, através de um esforço conjunto entre nossos profissionais e parceiros – garante Simone Cruz, sócia da Cryopraxis.
A Cryopraxis é atualmente responsável pelo congelamento, processamento e armazenamento de amostras de mais de 40 mil clientes, ocupando a liderança absoluta do segmento. A empresa ainda é acreditada internacionalmente pela Associação Americana de Bancos de Sangue (AABB), o que atesta que suas unidades são adequadas para a utilização em centros de transplantes dentro e fora do Brasil.
O Mendelics, além de ser a pioneira e líder em Sequenciamento de Nova Geração na América Latina, é o único laboratório de base genômica latino americano a obter as acreditações do Colégio Americano de Patologistas (CAP). A empresa recebeu o prêmio do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) nos Estados Unidos com o Abracadabra, uma plataforma desenvolvida internamente para analisar os resultados do sequenciamento das amostras dos pacientes. Com o uso de inteligência artificial, a tecnologia analisa as variantes genéticas encontradas e as categoriza de acordo com a relevância clínica.
A maior empresa brasileira de armazenamento criogênico de amostras biológicas do país, acaba de inaugurar suas novas instalações no Estado de São Paulo, Brasil.
“O investimento em inovação, em novos laboratórios de processamento celular e de armazenamento criogênico sempre esteve em nosso radar, e a partir de 2023 começa a se tornar realidade para a terceira década da empresa”, afirma a CEO da empresa Simone Cruz.
A Cryopraxis nasceu no parque tecnológico do Rio de Janeiro em 2001 onde
desenvolveu centenas de projetos de pesquisa e prestou serviços de excelência no mercado de armazenamento de células tronco do sangue de cordão umbilical por mais de duas décadas. Em 2023, a empresa investiu na construção de uma nova sede, dessa vez no estado de São Paulo, ampliando e inovando o portfólio de serviços oferecidos aos seus clientes.
“Nossa nova estrutura está legal e tecnicamente habilitada para realizar 100% dos procedimentos relativos à obtenção de produtos de terapia celular. Isso nos permite oferecer ainda mais benefícios das células tronco e da bioengenharia celular e tecidual para os nossos clientes”, explica Eduardo Cruz, sócio da empresa.
A nova sede da empresa está localizada em região estratégica no interior do estado de São Paulo. Além da proximidade com os maiores centros de logística do país, a empresa está a menos de 100km de grandes universidades e centros de pesquisa, o que facilita não só a contratação de mão de obra qualificada, como o intercâmbio de experiências e conhecimentos com profissionais de alto nível, muitos com mestrado e doutorado nas áreas de atuação da empresa.
“Ainda em 2023 esperamos lançar novos serviços e tecnologias relativas a células e tecidos humanos”, confirma a Dra. Adriana de Melo, PhD e membro do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa.
“Nossas instalações permitirão o desenvolvimento de cultivo celular para obtenção de produtos biológicos de alta relevância para a saúde”, afirma a gestora técnica da companhia, Dra. Marcela Saldanha.
Sobre a Cryopraxis
Cryopraxis é pioneira em armazenamento criogênico de células mononucleares de sangue de cordão umbilical no Brasil. Além de ser o maior banco de células-tronco do sangue do cordão umbilical e placentário da América Latina é responsável pelo armazenamento e processamento de mais de 40 mil amostras. Ao longo de sua trajetória de quase 20 anos, a empresa alcançou a liderança absoluta no setor mantendo os principais certificados e creditações internacionais de garantia da qualidade e boas práticas de gestão, entre eles a da Associação Americana de Bancos de Sangue (AABB), que atesta que suas unidades são adequadas para a utilização em centros de transplantes dentro e fora do Brasil.
Cryopraxis e Air Liquide transportaram milhares de unidades de amostras armazenadas do Rio de Janeiro ao interior de São Paulo, sob a temperatura de 170ºC negativos.
A Cryopraxis, empresa pioneira no Brasil em coleta e armazenamento de amostras biológicas, em parceria com Air Liquide, empresa líder mundial em soluções inovadoras em gases medicinais, concluíram recentemente um dos maiores desafios logísticos e tecnológicos do país envolvendo o transporte de células tronco.
Após 20 anos, a Cryopraxis resolveu ampliar suas operações, transferindo todo o seu banco de células até então localizado no Rio de Janeiro para uma nova sede maior e mais moderna no interior estado de São Paulo a menos de 100km de grandes universidades e centros de pesquisa.
De acordo com Eduardo Cruz, sócio da Cryopraxis, “o alto investimento feito nessas novas instalações, amplia não só o horizonte de atuação da companhia como traz novas perspectivas para os clientes atuais e futuros da empresa; e isso não preço”.
Toda essa jornada teve início ainda em 2019, conforme explica Simone Cruz, CEO da companhia. “Para que pudéssemos fazer a validação do procedimento, foram praticamente três anos de planejamento com a participação de engenheiros, médicos, biólogos e farmacêuticos, tanto do Brasil como do exterior, além de dezenas validações e testes de segurança”.
Parceira da empresa há mais de 20 anos, a Air Liquide foi a parceira escolhida para a execução primorosa desse projeto.
“Nossa empresa tem vasta experiência e um amplo portfólio em fornecimento de gases para instituições de saúde em todo o mundo, e, no caso particular da Cryopraxis, isso já é feito desde 2001, quando instalamos 100% da linha de nitrogênio líquido da empresa no Rio de Janeiro”, diz o diretor-geral da empresa Air Liquide, Rodrigo Jorge.
“Atuamos no Brasil desde 1945, empregando 1.200 funcionários em 71 localidades que atendem mais de 80% do território nacional. Somos líderes no fornecimento de soluções de saúde e bem-estar, sempre entregando soluções sustentáveis e de alta qualidade para gases, serviços e tecnologias”, conclui o executivo.
Sobre a Cryopraxis
Cryopraxis é pioneira em armazenamento criogênico de células mononucleares de sangue de cordão umbilical no Brasil. Além de ser o maior banco de células-tronco do sangue do cordão umbilical e placentário da América Latina é responsável pelo armazenamento e processamento de mais de 40 mil amostras. Ao longo de sua trajetória de mais de 20 anos, a empresa alcançou a liderança absoluta no setor mantendo os principais certificados e acreditações internacionais de garantia da qualidade e boas práticas de gestão, entre eles a da Associação Americana de Bancos de Sangue (AABB), atestando que suas amostras armazenadas são adequadas para a utilização em centros de transplantes dentro e fora do Brasil.
Através da subsidiária Cellpraxis, a maior empresa de coleta e armazenamento de sangue de cordão umbilical e placentário do país incentiva grande política de inovação no setor de Biotecnologia há duas décadas.
Rio de Janeiro, 02 de outubro de 2020 – Em todo o mundo, diversos Produtos de Terapia Avançada (PTAs)
– biológicos com fins terapêuticos, obtidos a partir de células e tecidos humanos que foram submetidos a um processo de fabricação – estão aprovados e sendo comercializados. Estimativas indicam que o mercado global do setor deve crescer exponencialmente, até 17,4% ao ano, chagando a US$ 9,6 bilhões até 20261. No Brasil, a regulamentação recente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) favorece os investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento desse tipo de produto no país.
A partir de agora, a Cryopraxis, maior empresa de coleta e armazenamento de sangue de cordão umbilical e placentário do país, através da sua subsidiária CellPraxis, que incentiva uma grande política de inovação no setor de Biotecnologia há duas décadas, irá focar ainda mais esforços nos Produtos de Terapia Avançada (PTAs). – Esses produtos são uma grande promessa terapêutica para enfermidades complexas e sem alternativas médicas disponíveis e ao mesmo tempo um desafio ao desenvolvimento de mecanismos de controle que garantam a sua qualidade, segurança e eficácia – explica Eduardo Cruz, CEO da Cryopraxis. De acordo com Eduardo Cruz, Cryopraxis e CellPraxis darão continuidade ao desenvolvimento e aplicação de um de seus principais produtos, o PlasmaCord®. A formulação, que reúne em sua composição atividades anti-inflamatórias e imunomoduladoras, obtidas do sangue de cordão umbilical e placentário, está sendo testada inclusive no processo terapêutico da síndrome respiratória aguda grave decorrente da infecção em pacientes com a Covid-19.
– Estamos no limiar da verdadeira realização da terapia celular e da medicina regenerativa no Brasil. Até pouco tempo atrás, não havia um ambiente regulatório adequado, mas a Anvisa inovou e hoje o Brasil é o único país na América Latina com regras claras e definidas. Esse novo ambiente contribui não só para o desenvolvimento de novos Produtos de Terapia Avançada como coloca a indústria nacional no radar de investidores estrangeiros – afirmou o GM da CellPraxis, Hugo Cabrera.
Sobre a Cryopraxis
Atualmente, a Cryopraxis é o maior banco de células-tronco do sangue do cordão umbilical e placentário da América Latina, responsável pelo armazenamento e processamento de mais de 40 mil amostras. Ao longo de sua trajetória de quase 20 anos, a empresa alcançou a liderança absoluta no setor mantendo os principais certificados e creditações internacionais de garantia da qualidade e boas práticas de gestão, entre eles a da Associação Americana de Bancos de Sangue (AABB), que atesta que suas unidades são adequadas para a utilização em centros de transplantes dentro e fora do Brasil.
Cryopraxis: www.cryopraxis.com.br
Sobre a CellPraxis
Fundada em 2008, a CellPraxis Bioengenharia é uma das primeiras empresas a se dedicar a Produtos de Terapia Avançada no Brasil, atuando na área da Medicina Regenerativa, especialmente em doenças para as quais as alternativas de tratamentos são inexistentes ou não se apresentem eficazes. A Cellpraxis faz parte do Grupo Axis Biotec, que possui ampla experiência em Pesquisa e Desenvolvimento e em tradução de pesquisas científicas em opções terapêuticas seguras e comercialmente viáveis.
CelllPraxis: www.cellpraxis.com.br
Informações adicionais podem ser obtidas através de [email protected]