07/08/2014

Terapia Celular e o Homem: medicina regenerativa e individualizada

Cada indivíduo é único. Os avanços do conhecimento na área da genética, biologia celular e molecular nos mostram, cada dia mais, que o tratamento médico futuro deverá levar em conta as características étnicas,fisiológicas e estruturais de cada indivíduo. A consideração destes fatores conduzirá a medicina individualizada para homens e mulheres.

Progressos recentes da medicina regenerativa sugerem que a engenharia de tecidos pode representar uma opção terapêutica viável para aqueles que necessitam de substituição de tecidos ou órgãos.

A terapia celular alcança, não apenas crianças e mulheres, mas também homens adultos. Ela pode ser aplicada tanto em doenças graves como câncer de próstata, incontinência urinária e doenças neurodegenerativas, como também representa uma esperança na solução para problemas como a calvície, cicatrizes de acne e lesões de cartilagem.

Diferentes grupos têm produzido folículos de cabelo humano através da cultura de células-tronco em laboratório e implantando no dorso de camundongos com sucesso. Esta tecnologia é promissora no tratamento da calvície.

Facial Plast Surg ClinN Am 21 (2013) 521–528

Células da medula óssea do próprio indivíduo foram aplicadas em cicatrizes severas de acne de 14 pacientes com boa resposta, o mesmo efeito promissor tem sido observado com o uso de fibroblastos.

2007 by the AmericanSociety for Dermatologic Surgery,
Inc. _ Published by Blackwell Publishing

A osteoartrite é uma condição limitante que ocorre frequentemente devido a lesões traumáticas da articulação, sendo a maior causa de dor e incapacidade funcional. A terapia celular através do implante de condrócitos tem sido o principal tratamento, em substituição a cirurgia.

Assim, observamos que as terapias médicas caminham para tratar a raiz das doenças, estando baseada na reparação terapêutica que envolve a trilogia convergente de rejuvenescimentoregeneração ou substituição de órgãos. A aplicação clínica regular de tudo o que está sendo testado requer o estabelecimento de uma prática capaz de juntar as descobertas com soluções de tratamento personalizado. Uma vez que essas doenças acometem indivíduos adultos e que a maioria das terapias celulares aqui descritas usa células tronco da própria pessoa, nenhuma delas foi feita com o sangue de cordão umbilical.

Leia mais notícias