Sarampo: Saiba o que é a doença e o que deve ser feito para proteger o seu bebê

Mais uma preocupação surge para papais e mamães dentre as atribulações do dia a dia: como proteger nossos filhos dessa infecção viral?

O sarampo é uma doença altamente contagiosa e perigosa. Era considerada extinta no Brasil, mas voltou em 2018 contabilizando cerca de 10 mil casos, sendo a região norte a mais atingida, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Neste ano, já foram registrados surtos por todo o país, sendo o estado de São Paulo o que concentra 99% dos casos.

Como a doença é transmitida?

O sarampo é provocado por um vírus chamado morbillivirus. A doença é caracterizada pela presença de feridas na pele, de cor avermelhada. A sua transmissão se dá através das secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse.

Como se prevenir?

A melhor forma de prevenir é levando o seu filho para ser vacinado nos postos da rede pública de saúde de todo o país ou em clínicas particulares. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), a vacina antissarampo é eficaz em cerca de 97% dos casos. Para uma imunização correta, a vacina deve ser aplicada em duas doses:

– Primeira dose (a partir do 12º mês de vida da criança);

– Segunda dose: entre os 15 e 24 meses.

Não esqueça o cartão de vacinação! É muito importante proteger o seu bebê mantendo as vacinas em dia.

Confira também:

5 coisas que toda mãe de primeira viagem precisa saber