Saiba quais vacinas a gestante deve tomar durante a gravidez

Vacinas para Gestante

Uma das principais etapas do pré-natal são as vacinas para gestante. Elas são essenciais para assegurar uma gravidez saudável.

As vacinas tomadas durante a gravidez protegem tanto a mãe quanto o bebê, pois os anticorpos da mãe provenientes da vacinação são transferidos para o bebê pela placenta durante a gravidez e após o nascimento são transferidos via leite materno.

Então, pegue sua carteira de vacinação e confira a lista de vacinas para gestante indicadas pelo Ministério da Saúde:

1) Vacina Influenza:
Todas as gestantes devem tomar a vacina contra a influenza. Gestantes são consideradas grupo de alto risco para gripe (influenza).
A gripe durante a gestação pode levar a doenças mais graves, como a pneumonia, e pode aumentar o risco de nascimento prematura do bebê. Lactentes de mães vacinadas contra a Influenza possuem menor risco de contrair o vírus.

2) Hepatite B:
A vacina contra Hepatite B também é muito importante. Na maior parte das vezes, a doença costuma não apresentar sintomas. A mãe precisa estar imunizada pois a Hepatite B pode ser transmitida para o feto ou recém-nascido.

3) Tríplice bacteriana acelular (DTPa)
A vacina DTPa protege a gestante de três doenças: coqueluche, tétano e difteria. O principal objetivo desta vacina é proteger mãe e filho contra a bactéria Bordetelha Pertussis.

Após o nascimento, o bebê tem apenas os anticorpos que foram repassadas pela mãe, durante a gestação e durante a amamentação. Lembre-se que você não está tomando as vacinas apenas para si, e sim também para o seu bebê.

Tome todas as vacinas para gestante e tenha uma gravidez saudável!