11/11/2014

Reações adversas causadas pela cirurgia de próstata poderão ser tratadas por células-tronco

O mês de novembro é marcado pela campanha Novembro Azul, idealizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). A iniciativa tem a intenção de desmistificar o câncer de próstata que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), acomete um a cada seis homens no Brasil. As estimativas mostram que 69 mil novos casos deverão ser diagnosticados somente em 2014 no país.

O câncer de próstata preocupa boa parte dos homens que já passaram dos 40 anos, e, a partir desta idade, um exame clínico urológico é obrigatório. Muitos tipos desta doença respondem à cirurgia e à quimioterapia e esses tratamentos resolvem boa parte dos casos.

A disfunção erétil e/ou a incontinência urinária são, frequentemente, efeitos adversos após a remoção cirúrgica de parte ou toda a próstata para o tratamento do câncer que afeta esta área. Alguns estudos mostram que a incidência da disfunção erétil após a prostectomia radical pode chegar a 60% e os pacientes devem ser orientados quanto a estes riscos.

Nos últimos anos, houve inúmeros estudos com o uso de células-tronco no tratamento da disfunção erétil e da incontinência urinária. Essas células se mostraram capazes de refazer as células penianas danificadas em modelos animais. Os resultados destes estudos indicaram que a melhor via de injeção é o corpo cavernoso – um par de estruturas de tecido erétil parecidas com esponjas, que contêm a maior parte do sangue do pênis humano durante a ereção. As injeções usam um único tipo de célula tronco. Células autólogas provenientes da medula óssea ou do tecido adiposo*.

Este tem sido o protocolo de escolha nos seis estudos clínicos que já se iniciaram com perspectivas de retomada da função erétil normal ao final dos testes clínicos. Os estudos estão registrados no site do www.clinicaltrial.gov do ministério da saúde americano para a disfunção erétil.

*https://www.clinicaltrials.gov/ct2/results?term=autologous+stem+cells+for+prostate+cancer&Search=Search