29/04/2015

Programa de armazenamento social é inaugurado pela Cryopraxis

A Cryopraxis® vai disponibilizar o maior e mais estruturado programa de armazenamento social de uma empresa privada do Brasil. A inauguração aconteceu no dia 14 de abril e, a partir de maio, famílias carentes com histórico de leucemia de instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) passarão a ter acesso gratuito ao armazenamento de células-tronco do sangue de cordão umbilical (SCU).

Segundo Eduardo Cruz, presidente da Cryopraxis®, o projeto social faz parte do plano de expansão do laboratório, localizado no Polo de Biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO-RIO). Com a obra, a empresa passou a ser o maior centro de armazenamento de amostras biológicas e de manipulação de células da América Latina.

“Nosso espaço tem capacidade para armazenar 80 mil amostras e 10% de nossa capacidade será destinada para famílias de baixa renda. Vamos receber e analisar as solicitações de gestantes que comprovem o histórico de doença na família. Aqui no Rio de Janeiro, o Instituto de Pediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vai contribuir na identificação e encaminhamento dos casos com potencial de uso.”, explica Eduardo.

30/04/2015