23/01/2014

Pesquisa com células-tronco avança rumo à criação de órgãos

Os avanços na criação de órgãos a partir de células-tronco foram um dos destaques da ciência na matéria publicada no Portal UOL, em dezembro de 2013. Entre eles, a criação de fígado, microrrins e microcérebros humanos.

Um grupo japonês gerou um fígado humano funcional a partir da criação de células precursoras em laboratório e depois transplantou-as em ratos para completar o processo de desenvolvimento. A criação do órgão constitui um avanço promissor como alternativa aos transplantes atuais, nos quais os órgãos são escassos e geram rejeição no receptor. Essa técnica, segundo os pesquisadores, pode começar a ser testada em humanos daqui a dez anos, provavelmente poderá ser aplicada a pulmões, rins e pâncreas.

Outro grupo de pesquisadores da Universidade de Medicina Charité, em Berlim, Alemanha, descreveu o uso de células-tronco derivadas de sangue do cordão umbilical (SCU) na produção de válvulas cardíacas. As células obtidas foram caracterizadas e diferenciadas em tipos celulares capazes de originar diferentes células para diferentes funções. Um polímero biodegradável foi usado como suporte para a produção das válvulas cardíacas. O polímero foi revestido com miofibroblastos e, posteriormente, com células endoteliais. Ambos os tipos celulares, componentes essenciais para a formação de válvulas cardíacas, foram obtidos a partir das células do SCU. As válvulas cardíacas foram posteriormente desenvolvidas num biorreator durante quatro semanas e sua análise macroscópica permitiu concluir que as válvulas produzidas se encontravam intactas e funcionais, abrindo e fechando sincronizadamente. Foi possível também observar a formação de uma estrutura compacta, organizada em várias camadas, e o crescimento celular para o interior dos poros do suporte biodegradável.

Este estudo demonstrou a possibilidade de gerar, em laboratório, elementos para auxiliar o tratamento de doenças cardiovasculares humanas a partir de células-tronco do SCU criopreservado, como única fonte celular.

Leia as matérias na íntegra, nestes links:

http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/efe/2013/12/23/pesquisa-com-celulas-tronco-avanca-rumo-a-criacao-de-orgaos.htm

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20172137