fbpx

Início da Gravidez | Enjoos e Desejos

No período da gestação, além da barriga crescendo a cada dia, inúmeras mudanças ocorrem no corpo da mulher como seios maiores e quadril mais largo.

No entanto, especialmente no primeiro trimestre de gravidez, alguns sintomas como os enjoos e os desejos estranhos podem incomodar mais. Quer entender um pouco mais sobre eles durante este período? Confira as informações e dicas abaixo!

– Enjoos

A maioria das mulheres, durante os primeiros meses de gestação, podem sentir fortes náuseas, principalmente no período da manhã. Esses enjoos podem ser causados por diferentes fatores, tais como alterações hormonais e emocionais (como estresse e medo).

E o que pode ajudar a reduzir os enjoos?

Entre as atitudes que ajudam na prevenção e/ou diminuição dos sintomas, as futuras mamães podem:

  • Comer de três em três horas, dando preferência a pequenas porções ao invés de consumir alimentos em grande quantidade;
  • Beber pequenas quantidades de líquido várias vezes ao dia, optando por água e sucos naturais;
  • Evitar olhar, cheirar e/ou provar alimentos que provocam náuseas;
  • Ficar longe de alimentos muito picantes, condimentados e/ou gordurosos;
  • Evitar locais muito quentes e cheios;
  • Evitar deitar após as refeições.

– Desejos

Durante o período de gestação, a vontade de comer alimentos específicos ou muito exóticos também é comum. As alterações hormonais levam a oscilações de humor e podem ter um grande impacto no paladar e no olfato das grávidas.

Sendo assim, o que pode ajudar a lidar com esses desejos?

O impulso por ingerir determinados alimentos é normal e está relacionado às emoções maternas. Porém, deve-se ter atenção quando houver excessos ou descontrole diante dessas vontades, pois elas podem causar outros sintomas, como ansiedade e problemas no sono.

Por isso, para aliviar esses momentos de tensão, as técnicas de respiração, atividades físicas e sessões de relaxamento são sempre indicadas. Tudo que possa ajudar a manter mãe e bebê em equilíbrio emocional e corporal é bem-vindo!

Deseja saber mais sobre esse período de gestação? A Cryopraxis promove e apoia cursos para casais grávidos, confira mais informações em nosso site: http://cryopraxis.com.br/curso-de-gestantes/ . Nossa equipe de especialistas está pronta para sanar suas dúvidas e incertezas, em todas as etapas da gestação.