fbpx

Gravidez após os 40 anos | Cuidados Necessários

Os sonhos e as metas das mulheres mudaram bastante nas últimas décadas. Hoje podemos enxergar uma grande diferença no planejamento do futuro e, às vezes, a escolha de ter um filho fica para depois. Porém, devido a informações equivocadas, muitas ainda se sentem inseguras e apreensivas de engravidar após os 40 anos.

Com o avanço da medicina, existem recursos que tornam possível essa questão. Para saber mais sobre esse assunto, confira abaixo alguns cuidados que nós separamos para você:

– Exames pré-gravídicos
Caso esteja planejando engravidar nessa faixa etária, é importante realizar exames pré-gravídicos. Verifique se todas as vacinas estão em dia e peça orientações sobre procedimentos prévios que podem ser tomados para garantir uma gravidez mais segura.

– Pré-natal rigoroso
Além de seguir as recomendações médicas, as consultas e os exames devem ser feitos frequentemente para identificar previamente qualquer alteração com relação à saúde do bebê ou da mãe. Após os 40 anos, há o aumento da possibilidade de diabete gestacional, síndromes genéticas e parto prematuro.
Além disso, as mamães grávidas devem ficar atentas à pressão arterial, fazer avaliação para detectar problemas na tireoide, realizar ecocardiograma fetal e ultrassom morfológico.

– Alimentação equilibrada
Independentemente da idade da mulher, toda grávida precisa manter uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, proteínas, cálcio e fibras. A alimentação saudável é fundamental para a saúde da mãe e para o desenvolvimento do bebê.