fbpx

Ganho de peso durante a gravidez

As mudanças no corpo da mulher durante a gravidez são inevitáveis. A principal delas é o aumento do peso, provocado não somente pela presença do feto, mas também por retenção de água, aumento do volume de sangue circulante e ganho de gordura.

Ter um ganho de peso adequado durante a gravidez diminui o risco de algumas doenças, como diabetes e pressão alta. Mas o excesso de peso propicia complicações para a mãe na hora do parto e para o recém-nascido, além de contribuir para a retenção de peso pós-parto.

O peso da mãe antes da gravidez e o ganho total durante os 9 meses de gravidez são fatores que interferem diretamente no peso, comprimento e as reservas de gordura do recém-nascido. O peso e as reservas de gordura ao nascer são importantes, pois tem grande impacto na saúde do bebê a curto e a longo prazo.

Através do cálculo de IMC é possível indicar qual o peso indicado para a gestante ganhar ao longo dos 9 meses gestacionais:

IMC até 18,5 – Quando o resultado do cálculo de IMC da gestante logo no início da gestação, se encontra no valor até 18,5, significa que está dentro do peso e o ganho de peso ideal é de 13 a 18 kg.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
IMC 18,5 até 25 – Quando o resultado do cálculo de IMC da gestante logo no início da gestação, se encontra no valor de 18,5 até 25, o ganho de peso ideal indicado é de 11,5 a 16 kg.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
IMC 25 até 30 – Quando o resultado do cálculo de IMC da gestante logo no início da gestação, se encontra no valor de 25 até 30, o ganho de peso na gravidez ideal é de 7 a 11,5 kg.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
IMC superior a 30 – Quando o resultado do cálculo de IMC da gestante logo no início da gestação se encontra no valor superior a 30, significa que a gestante terá que ter mais cuidado com seus hábitos alimentares e rotineiros, já que está acima do peso. O ganho de peso ideal será de 5 a 9 kg.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O termo ‘comer por dois’ durante a gravidez é um mito que não deve ser seguido. A gestante deve comer pequenas porções, várias vezes por dia. Não é indicado um jejum maior que 4 horas durante o período que a gestante esteja acordada.