08/12/2015

Férias longe dos Gadgets

As férias escolares chegaram! Hora das crianças aproveitarem o descanso, esquecerem os cadernos e as atividades rotineiras. Mas pode ser um motivo de preocupação para os pais. O que fazer com os pequenos com tanto tempo livre? Veja aqui dicas para entreter as crianças com atividades divertidas, criativas,  longe do videogame, tablet, celular e TV, e ainda reforçar os laços familiares.

Charada com Rimas: Junto com a criança, pensem em família de palavras que rimam, como: mão, pão, chão, não… Depois, diga “estou pensando numa palavra que rima com careta” e faça uma mímica com a palavra que rima, como colocar o dedo na boca imitando uma “chupeta”. Quem adivinhar é o próximo a fazer a rima.

Inventando história: O grupo define um tema. Parque de diversões, por exemplo. Alguém começa inventando uma história e o próximo terá que continuar, sempre respeitando o tema. Cada um terá um minuto. É importante definir o tempo total da história para que a brincadeira tenha fim e no último minuto o participante seja desafiado a dar um fim para a história.

Água na bexiga: Coloque água dentro de uma bexiga, mas sem encher muito. Amarre e lance de um para outro tendo como objetivo não estourar. Se estourar, quem lançou e quem pegou paga uma prenda. Excelente para os dias de calor.

Quem sou eu: Escreva o nome de alguém num papel e cole nas costas do amigo sem deixá-lo ver. Ele terá que fazer perguntas que só podem ser respondidas com ‘sim’ ou ‘não’, até descobrir o nome que está escrito.

Petit chef: A cozinha é uma ótima experiência sensorial com  cores, sabores e aromas. Prepare uma receita de bolo, biscoito, palitinhos de frutas ou picolé (dá para comprar formas prontas de plástico ou silicone). Deixe a criança mexer nos ingredientes, se sujar, cheirar os ingredientes e divirtam-se!

Andar desengonçado: Se você adotar certas rotinas na hora de ir para a cama, em geral fica mais fácil colocar as crianças para dormir. Quando chegar a hora de deitar reveze no comando do “andar desengonçado”. Ande pela casa brincando de “siga o mestre”. Assim a criança se prepara para dormir de forma divertida e cumprindo a rotina – uma parada para um gole de água na cozinha, um beijo no papai na sala e uma paradinha no banheiro para fazer xixi e escovar o dentes. Então ajeite a criança na cama para ouvir uma história e dê o beijo de boa-noite.

Essas e outras brincadeiras estão no livro 501 atividades para crianças longe da TV (mas poderia ser longe do tablet, do videogame e do celular também).  O livro é dividido em 8 partes com atividades para crianças a partir de 2 anos: 1. Dentro de casa; 2. Ao ar livre; 3. Fazendo arte; 4. Aula de ciências; 5. Brincar com números; 6. Letras e sons; 7. Trabalhos manuais; 8. Culinária, Jardinagem. A autora, Di Hodges de Queensland é professora de educação infantil há mais de 20 anos, casada e mãe.

Autora: Di Hodges

Tradução: Maria Luisa Paz

Editora Girassol