fbpx

Cuidados com os dentes de leite dos bebês antes de 1 aninho

Os dentes decíduos popularmente conhecidos como “dentes de leite” vão cair, é certo, mas muitos deles somente após os 10 anos. Até lá, sua saúde é essencial para que quando os dentes permanentes nasçam, tenham espaço para crescer e estejam muito saudáveis.

Você sabia que, para que seu bebê tenha uma dentição saudável os cuidados começam ainda durante a gestação? Os dentinhos são formados quando o bebê ainda está no útero, portanto, as gestantes devem manter uma alimentação equilibrada. Mas, para que permaneçam saudáveis e resistentes às cáries no futuro, a alimentação da criança durante a infância também precisa de atenção. Cabem aos papais e mamães, o cuidado para que os dentes nasçam fortes e que se mantenham sadios.

Confira abaixo algumas dicas para manter o belo sorrido do seu neném!

Vitamina D e Cálcio

Banhos de sol em horários próprios (antes das 10h e depois das 15h) são suficientes para sintetizar a vitamina D, substância que ajuda o organismo a fixar melhor o cálcio usado na formação de ossos e dentes. Já outra fonte de cálcio importante principalmente para os bebês que já passaram da fase da amamentação é complementação da alimentação dos pequenos com laticínios, como iogurte natural e queijos.

Flúor

O flúor é fundamental para fortalecer o esmalte dos dentes e resistir às cáries. Algumas crianças são propensas a sofrer de cáries. Se este for o caso, não dê flúor extra para seu filho sem conversar com um dentista antes e avaliar a necessidade ou não do suplemento à base de flúor.

O que se deve evitar

Sucos e doces são verdadeiros inimigos dos dentes saudáveis. Portanto, evite que o bebê desenvolva o hábito de ingerir alimentos ricos em açúcar entre as refeições. Evite também o uso da mamadeira durante a noite pois o açúcar do leite permanecerá na boca durante por muitas horas.

Escovando os dentes

Incentive seu filho a escovar os dentes incorporando esse hábito à sua rotina diária, pelo menos duas vezes ao dia, de manhã e antes de dormir. Escolha uma escova adequada e use uma pequena quantidade de creme dental com flúor fazendo movimentos circulares.

Escovar seus dentes junto com seu filho, pode ser uma ótima oportunidade para orienta-lo corretamente, além de tornar a tarefa em um momento agradável e divertido em família.

Fonte: https://brasil.babycenter.com/a1500079/marcos-do-desenvolvimento-nascimento-dos-dentes

 

Confira também: 

Transtorno de dependência de tela: Saiba como evitar a exposição excessiva dos pequenos aos aparelhos eletrônicos 

Sarampo: Saiba o que é a doença e o que deve ser feito para proteger o seu bebê