18/05/2012

CRYOPRAXIS MARCA PRESENÇA NA BIO 2012

 

Empresa fundada em 2001 como o primeiro banco de sangue de cordão umbilical privado do Brasil, Cryopraxis esteve presente na feira de biotecnologia Bio 2012, realizada em Boston, no período de 19 a 21 deste mês. O diretor-presidente do grupo, Eduardo Cruz, foi palestrante no evento, que reuniu empresas do ramo e lideranças mundiais em biotecnologia.

Cruz falou sobre o setor brasileiro de biotecnologia, apresentando os resultados do compromisso da Cryopraxis com pesquisa e desenvolvimento (P&D). A empresa já coletou e processou mais de 25 mil amostras de sangue de cordão umbilical e está ativamente envolvida com projetos de P&D no Brasil e exterior.

A CellPraxis, empresa subsidiária da Cryopraxis, que também faz parte da holding Axis Biotec, concluiu em 2009 um estudo clínico com células-tronco para tratamento da angina refratária. O resultado é o procedimento ReACT (Terapia Celular para Angina Refratária), que tem se mostrado seguro e eficaz para tratar essa doença.

CellPraxis/Cryopraxis, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Universidade do Sul da Flórida (EUA), desenvolveu o estudo com 20 pacientes vítimas de angina refratária. A maioria apresentou uma resposta positiva ao ReACT, conseguindo um alívio progressivo dos sintomas e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida. Esse procedimento com células-tronco foi apresentado na Bio 2012 como um exemplo do dinamismo do Brasil na pesquisa em biotecnologia.

Cryopraxis, que é o maior banco privado de células-tronco de cordão umbilical do Brasil, tem certificação internacional da Associação Americana de Bancos de Sangue (AABB) desde 2009, o que possibilita que suas amostras sejam disponibilizadas para qualquer lugar do mundo. O aval da AABB é dado a empresas que adotam altos padrões de qualidade e segurança em seus processos.

Segundo Tatiana Lima, diretora técnica da Cryopraxis, treinamento permanente e rigorosa fidelidade a boas práticas de laboratório são princípios básicos da estratégia corporativa do grupo. Janaína Machado, gerente de produção da empresa, descreve a missão principal da Cryopraxis: “maximizar segurança e eficiência nos procedimentos de coleta para ter certeza de que os clientes estão recebendo o que procuram: os mais altos padrões de qualidade”.

Leia mais