fbpx

Cryopraxis investe em pesquisa para uso de células-tronco de cordão em Alzheimer

Em uma pesquisa na Biblioteca do Instituto de Saúde dos Estados Unidos (US National Library of Medicine, NIH) é possível perceber o número de trabalhos e citações sobre Alzheimer e Sangue de Cordão:

São 31.650 citações em pesquisa realizada em 19 de setembro de 2019. Alzheimer é, como se percebe, sem dúvida uma preocupação mundial. E assim se tornam mais e mais relevante esses estudos pois o envelhecimento populacional é uma realidade e as patologias neuro-degenerativas são prevalentes no idoso.

Mais de 30 milhões de pessoas, sobretudo entre 60 e 90 anos de idade, sofrem de Alzheimer. Os pacientes diagnosticados com essa a doença apresentam uma combinação de sintomas que vai desde a perda de memória e a confusão com o tempo ou lugar, até alterações de humor e de personalidade. A progressão dessas manifestações leva a complicações e comprometimento de diversas funções corporais, gerando incapacidade de execução de tarefas cotidianas de forma independente e segura.

Alzheimer é patologia degenerativa com forte componente inflamatório. E as células tronco são reconhecidamente úteis em quadros de caos imune-inflamatório. Há quase duas décadas, artigo da New Jersey Medical School demonstrou resultados promissores em ensaios pré-clínicos de Alzheimer com uso de células obtidas do sangue de cordão. Em 2013, pesquisadores da Universidade do Sul da Flórida mostraram que a infusão desse tipo de material provocava uma melhoria cognitiva e motora e ainda reduzia significativamente os depósitos de Aβ também em ensaios pré-clínicos. E mais recentemente ensaios em humanos estão em curso.

O site oficial Clinicaltrials.gov apresenta quatro estudos clínicos de formulações de cordão umbilical em Alzheimer:

Atualmente, a Cryopraxis tem projetos em patologias neuro-degenerativas e aguarda a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para liberar a regulamentação da classe de Produtos de Terapia Avançada, que deve ocorrer em dezembro de 2019, para coloca-los em prática. O Food anda Druf Administration (FDA), órgão regulatório dos Estados Unidos, já tem regulamentação para esses produtos desde 1998 e assim mais investimento foi feito naquele país. O Brasil agora deverá avançar e tais produtos logo estarão disponíveis no arsenal médico, sendo devidamente registrados na Anvisa.

Primeiro e maior banco de células-tronco do cordão umbilical do Brasil, a Cryopraxis é responsável pelo processamento e armazenamento de células-tronco de mais de 40 mil clientes e possui uma trajetória de quase duas décadas fomentando uma grande política de inovação no setor.