03/08/2016

Células-tronco do sangue do cordão umbilical podem ajudar o tratamento de eczema

As células-tronco do sangue do cordão umbilical pode ser eficaz para pacientes com eczema de moderado a grave, ou dermatite atópica.

Um novo estudo sugere que o tratamento com o uso das células-tronco do sangue do cordão umbilical pode ser eficaz para pacientes com eczema de moderado a grave, ou dermatite atópica. Para o estudo clínico, 34 pacientes receberam, aleatoriamente, dose baixa ou dose elevada de células por via subcutânea. Na décima segunda semana do tratamento, 55% dos pacientes que receberam a dose mais elevada mostraram uma redução de 50% da área e severidade do eczema atópico (Área de Eczema e Índice de Gravidade). Os marcadores de dermatite atópica relacionados ao sistema imunológico também diminuíram significativamente.

Segundo o Dr. Tae-Yoon Kim, pesquisador principal, “o tratamento com as células-tronco em pacientes resultou na melhoria significativa e persistente dos sintomas da doença durante todo o período de acompanhamento.” O estudo foi realizado no Hospital Seoul St. Mary, em colaboração com a Universidade Nacional de Seul e publicado na revista Stem Cells*.

 *Hyung-Sik Kim, Ji Hyun Lee, Kyoung-Hwan Roh, Hee Jin Jun, Kyung-Sun Kang, Tae-Yoon Kim. Clinical Trial of Human Umbilical Cord Blood-derived Stem Cells for the Treatment of Moderate-to-Severe Atopic Dermatitis: Phase I/IIa StudiesSTEM CELLS, 2016; http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=Clinical+Trial+of+Human+Umbilical+Cord+Blood-derived+Stem+Cells+for+the+Treatment+of+Moderate-to-Severe+Atopic+Dermatitis