fbpx

A escolha que salvou uma vida

Caso de Sucesso – Família Luvisário

Simone Luvisário é médica veterinária que, em 2006, escolheu armazenar as células-tronco do sangue do cordão umbilical e placentário de sua filha. Foi uma decisão que salvou a vida de seu filho mais velho, diagnosticado com leucemia.

A busca por um doador compatível durou dois anos, sem sucesso. Com o quadro clínico em evolução, e com os resultados dos exames de compatibilidade de sua irmã apresentando 100% de compatibilidade, a equipe médica, com autorização da ANVISA, decidiu utilizar as células-tronco da irmã, que já estavam armazenadas. Com isso, em 2009, o filho mais velho da Dra. Simone foi submetido ao transplante de medula óssea. De acordo com a RDC nº 214, de 07 de fevereiro de 2018, as células-tronco do sangue do cordão umbilical e placentário podem ser utilizadas para o próprio doador e para aparentado desde que sejam compatíveis e tenha autorização dos contratantes.

“Pelos nossos filhos, tudo o que estiver ao nosso alcance é válido fazermos. O que eu pensei naquele momento, muito mais para mim, e ainda tive a oportunidade de usar as células-tronco que salvou a vida do meu filho.” Simone Luvisário

Hoje já podemos tratar mais de 80 doenças com a utilização das células-tronco.