03/09/2015

Brincadeiras estimulam o desenvolvimento do bebê

P_Brincadeiras

Nos primeiros anos de vida, as crianças aprendem muito brincando. Os bebês, por exemplo, usam o brincar para entender o mundo até completarem o segundo aniversário. Enquanto brincam eles desenvolvem a visão, a audição, o olfato, o tato, o paladar e aprendem a lidar com sentimentos.

Algumas atividades – simples e divertidas! –ajudam os pais a desenvolver habilidades físicas e emocionais de seus filhos. E a criança entende tudo o que está fazendo.  Para que o momento de brincadeira seja ainda mais bem aproveitado o ambiente precisa estar organizado, sem muitas opções espalhadas. O ideal é usar um brinquedo por vez para ajudar o cérebro a se organizar para assimilar melhor o que está sendo aprendido naquela atividade.

Conheça três brincadeiras* para estimular o desenvolvimento do bebê:

  1. Cadê? Achou!

Cubra o rosto (com as mãos ou um pano) e, em seguida, chame a atenção da criança, perguntando: cadê? Depois, é só descobrir a face, respondendo com entusiasmo: achou! Essa atividade ajuda o pequeno a desenvolver o conceito de permanência, isto é, a entender que os objetos e as pessoas não desaparecem apenas porque estão fora da nossa visão.

  1. Para lá e para cá…

No chão (pode ser sobre um edredom ou um cobertor), incentive o bebê a rolar para ambos os lados. Essa habilidade, em geral, é alcançada entre 4 e 6 meses de idade. Para estimular, coloque um brinquedo do lado que ele rola menos. A brincadeira vai ensiná-lo a transferir o peso de um lado para o outro, o que é essencial para engatinhar.

  1. Som na caixa!

Que tal deixar o bebê brincar com colheres de pau, potes e panelas? Você também pode encher uma lata ou garrafa pet com arroz ou feijão (crus) para seu filho sacudi-las. Ao perceber que exerce impacto sobre os objetos (fazendo barulho quando bate nas coisas), ele vai aprender noções de causa e efeito.

*Fonte: Crescer