30/05/2017

Brincadeiras em dias de frio ou chuva

Entreter as crianças dentro de casa em dias de frio ou chuva não é tarefa fácil. O que fazer então para passar o tempo e divertir as crianças?

Entreter as crianças dentro de casa em dias de frio ou chuva não é tarefa fácil. O que fazer então para passar o tempo e divertir as crianças? Preparamos uma lista de cinco brincadeiras criativas e que, de quebra, ainda podem ajudar a desenvolver as habilidades manuais dos pequenos (e adultos, por que não?). Escolha a sua preferida ou use várias no mesmo dia:

1. Explore brinquedos há muito tempo não usados

Sabe aquele brinquedo que está no fundo do armário ou da gaveta e que os pequenos não usam há meses? Essa é a hora de tirá-lo do armário! Dê o poder dele para escolher entre os preferidos e priorize jogos ou brinquedos em que vocês, pais ou cuidadores, também possam participar.

2. Invente brincadeiras com materiais que não são necessariamente de brincar

Reúna materiais diversos que você tem em casa e invente alguma brincadeira com eles. Papelão, caixa de ovos, canudos e até aquela tinta que está no armário das crianças e que você estava evitando mexer podem ser ótimos aliados nessas horas. É hora de brincar de inventar: as caixas podem virar desde carrinhos ou até a roupa de um robô engraçado. Para criar o brinquedo, não se esqueça de ter sempre em mãos fita adesiva, cola, canetinhas e outros materiais que podem “quebrar o galho” nessas horas.

3. Crie novos espaços dentro de casa

Já pensou em transformar um canto da casa em um verdadeiro acampamento? Sim, isso mesmo: monte uma cabana para os pequenos! Essa ideia é especialmente interessante para as crianças menores, mas também pode entreter os mais velhos caso eles sejam desafiados a construírem o espaço em conjunto com os adultos. Nessas horas de improviso, vale desde jogar lençóis por cima da mesa de jantar até apoiar guarda sóis abertos no chão e cobri-los com toalhas, por exemplo.

4. Leve todos para a cozinha

Muitas vezes os pais desanimam em incentivar os pequenos a irem pra cozinha para não lidar com objetos perigosos, como faca, ou mesmo com a sujeira. Mas fazer um bolo, bolinhos de chuva (que combina com o dia lá fora) ou ajudar a preparar o almoço podem ser, sim, uma grande diversão para os pequenos em dias que a solução é ficar em casa. Pense no cardápio, reúna o material e mão na massa! E, se a ideia é tornar tudo ainda mais divertido, proponha que, ao invés da mesa, vocês usem o chão da sala para um piquenique.

5. Tire as fitas adesivas da gaveta

Seja no chão para construir uma pista de carros, seja no corredor criando uma espécie de teia de aranha para os pequenos passarem, ou ainda para demarcar posições de uma amarelinha, as fitas adesivas são grandes aliadas na hora das brincadeiras em casa. Por isso, tire as fitas adesivas da gaveta, procure canetinhas para fazer desenhos nas fitas se preciso, e mãos à obra!