Viaje com segurança

Um dos melhores programas para fazer com as crianças nas férias é viajar. Mas se o caminho até o destino for feito em automóvel, é preciso tomar muito cuidado com a segurança de todos, especialmente dos pequenos.

O trânsito é o responsável pelo maior número de óbitos de crianças por acidentes no país. Em 2013, 1.755 crianças de até 14 anos morreram vítimas do trânsito, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Deste total, 30% corresponderam aos acidentes com a criança na condição de passageira do veículo.

Testes de colisão mostram que, em caso de acidente, uma criança de 10 kg em um carro com velocidade de 50 Km/h, passa a ter 500 kg ao ser lançada para frente. Ou seja, mesmo no colo, uma mãe nunca conseguiria segurar a criança nessa situação ou poderia esmagá-la. O cinto de segurança é projetado para pessoas com, no mínimo, 1,45m de altura, por isso não protege as crianças dos traumas de um acidente. A melhor proteção para as crianças no carro é o uso de bebê conforto, cadeirinhas ou assentos de elevação, de acordo com o peso delas, itens que passaram a ser obrigatórios desde 2010.

A ONG Criança Segura criou uma lista de dicas importantes para garantir uma viagem tranquila para pais e filhos. Ao seguir essas instruções, é possível evitar maiores transtornos mesmo em caso de acidentes.

. Nunca saia de carro com crianças sem usar o bebê conforto, a cadeirinha ou o assento de elevação, nem mesmo para ir só até a esquina. Esteja sempre atento, pois muitas colisões acontecem próximas à área de destino e origem ou em ruas com baixo limite de velocidade.

. Só use bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação que possuam o selo do Inmetro ou a certificação americana ou europeia.

. Siga sempre o manual de instrução dos dispositivos de retenção veicular, certifique-se que eles são apropriados à idade da criança e que se adaptem adequadamente ao seu veículo.

. O cinto de segurança é projetado para pessoas com, no mínimo, 1,45m de altura. Se a criança ainda não atingiu essa altura, ela precisa usar o assento de elevação para evitar que se machuque gravemente em caso de acidente.

. O airbag do passageiro pode machucar seriamente uma criança quando essa estiver sentada no banco da frente. Por isso, se for transportar uma criança em caminhonete, desative esse dispositivo.

Share This:

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *