Lanchinhos para a praia

Verão, calor, sol, férias. Motivos não faltam para passar o dia inteirinho na piscina ou na praia. Para manter a criançada bem alimentada, separamos algumas receitas leves e saudáveis que os pequenos vão se amarrar e que não dão trabalho nenhum para preparar.

Children on the beach

Pão de queijo de mandioquinha

500g de mandioquinha (batata-salsa ou batata-baroa)
1 xícara (chá) de polvilho doce (ou 200g)
2 xícaras (chá) de polvilho azedo (ou 300g)
50 ml de azeite extra virgem de oliva ou óleo de coco
sal marinho a gosto
150 ml de água morna

Modo de preparo: Descasque, cozinhe e amasse as mandiocas até formar um purê.
Em uma tigela misture os polvilhos, o sal e o óleo com as mãos para formar uma ‘farofa’. Adicione o purê e enquanto vai misturando acrescente água morna aos poucos, até formar uma massa homogênea. Estará no ponto quando não grudar mais nas mãos. Enrole em bolinhas e coloque em uma assadeira, deixando espaço entre elas, pois vão crescer. A forma não precisa ser untada. Pré-aqueça o forno a 180º por dez minutos e asse os pães por, aproximadamente, 40 minutos. Depois, espete um palito nos pães e, se sair limpo, estão prontos.
Se preferir, você também pode congelar a massa crua já em formato de bolinhas e assar quando quiser.

Barrinha de Cereal Caseira

70 g de flocos de aveia
5 colheres (sopa) de coco seco ralado
4 colheres (sopa) de sementes de girassol
230 g de damascos carnudos grosseiramente picados
70 g de uvas passas
100 ml de suco de laranja fresco
30 g de amêndoas laminadas

Modo de preparo: Toste os flocos de aveia a seco numa frigideira durante três ou quatro minutos em fogo médio-brando, mexendo sempre. Deixe esfriar. Faça o mesmo com o coco por dois minutos ou até dourarem. Deixe esfriar. Em seguida, bata os flocos de aveia e as sementes de girassol no liquidificador e reserve. Acrescente os damascos, as passas e o suco de laranja e triture até obter um purê espesso. Misture com o mix de aveia e sementes de girassol e junte o coco tostado e as amêndoas laminadas. Mexa bem até obter uma pasta espessa. Forre uma assadeira com papel vegetal e espalhe a mistura com uma espátula até obter uma camada uniforme com cerca de 1 cm de espessura. Refrigere durante uma hora – ou até ficar firme. Fatie em 12 pedaços e sirva.

Share This:

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *