fbpx

Ansiedade na gravidez? Saiba como evitá-la

Como a gestação traz profundas transformações físicas e emocionais, muitas das vezes a ansiedade se torna uma grande vilã durante o período gestacional e disputa lugar com a felicidade que é esperar o momento da chegada do bebê.

Para driblar esses sentimentos e aproveitar com serenidade os longos nove meses de expectativa é preciso buscar hábitos diários que levam à uma gestação tranquila. Para isso, confira algumas dicas que separamos:

  1. Organize um cardápio variado

É importante ter um cardápio rico em carnes, frutas e alimentos que contenham vitaminas A, D, C, ferro, cálcio, fósforo, além de ácido fólico – complemento essencial para a formação do sistema nervoso central do embrião.

  1. Saiba dosar hábitos

Busque hábitos compatíveis com esse momento tão especial, respeite seus limites adotando uma postura preventiva e sem exageros.

  1. Invista em atividades leves

Atividades leves como caminhadas ao ar livre favorecem o relaxamento e podem consideravelmente ajudar na diminuição dos desconfortos comuns como: inchaço das pernas; sobrecarga nas articulações e ainda ajudam a fortalecer os músculos do quadril e pernas.

  1. Não dispense a assistência pré-natal

Os cuidados médicos, nutricionais, psicológicos e sociais protegem a futura mamãe e o bebê. Não dispense a assistência pré-natal!

Agora que você já sabe o que pode fazer para evitar a ansiedade durante a gestação, aproveite da melhor forma esse momento mágico da maternidade 🙂

Confira também:

Início da Gravidez | Enjoos e Desejos

5 coisas que toda mãe de primeira viagem precisa saber.