29/09/2015

ABBCT participa do 2º Congresso Brasileiro “Todos Juntos Contra o Câncer

P_TJCC

A Associação Brasileira de Bancos de Células-Tronco (ABBCT), que representa o setor de bancos privados de armazenamento de sangue de cordão umbilical, participou da 2º edição do Congresso Brasileiro Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), que aconteceu entre os dias 25 e 26 de setembro, em São Paulo. A Associação organizou o painel “Armazenamento de células-tronco: ética, qualidade e utilidade” no primeiro dia do evento.

Atualmente, as quatro milhões de amostras armazenadas e os mais de 1.000 casos de utilização terapêutica em todo o mundo, atestam para a relevância desta atividade, desde que exercida de forma séria e ética. A iniciativa de criação da ABBCT e do seu Comitê de Ética vão exatamente nesta direção.

“O Comitê de Ética atua como um dos pilares fundamentais de auto regulação setorial, especificamente com foco na promoção da ética na comunicação e nos padrões de qualidade das empresas”, destaca Lygia Pereira, Profª Titular de Genética e Biologia Evolutiva da USP e uma das palestrantes do painel.

Vale a pena pagar pelo armazenamento particular de células-tronco? Segundo o presidente da ABBCT e também palestrante do evento, Roberto Waddington, é leviano falar que o pago “não serve para nada”. A diferença entre “nada” e “casos raros” (como as doenças tratadas atualmente com transplante de sangue de cordão) pode ser grande, principalmente se acontece na sua família. Como foi o caso do armazenamento das células-tronco de Fernanda, que mais tarde contribuíram para o tratamento de seu irmão Mateus. A mãe optou por armazená-las na Cryopraxis pensando que a filha pudesse utilizá-las no futuro, mas o filho mais velho teve leucemia e recebeu o transplante da irmã, que acabou o salvando.

O Congresso Todos Juntos Contra o Câncer é uma das atividades realizadas pelo Movimento TJCC para fomentar as discussões sobre o câncer no Brasil. Saiba mais neste link: http://todosjuntoscontraocancer.com.br/

Confira as fotos do evento: https://www.facebook.com/Cryopraxis/posts/724730270992559